sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Matéria 29/08 (1008)

O isolamento reprodutivo pode ocorrer por diversidade genética ou isolamento geográfico.
A especiação alopátrica acontece quando o isolamento reprodutivo ocorre por meio do isolamento geográfico.
A especiação simpátrica o isolamento reprodutivo ocorre em uma mesma região geográfica em consequência de mutações cromossômicas.

A especiação pode ser através da anagênese ou cladogênese.
Anagênese consiste na transformação das características dentro de uma única espécie com mudanças graduais, dando origem a subespécies ou raças.
Cladogênese é o processo pelo qual uma espécie ancestral dá origem a duas ou mais espécies diferentes.
Bases da Evolução

Fósseis, semelhanças anatômicas, semelhanças embriológicas e bioquímicas, órgãos vestigiais:

1) Fósseis: são vestígios de seres vivos que viveram no passado. Podem ser ossos, marcas e pegadas em rochas, entre outros...

Estudos com fósseis permitem aos cientistas saberem o tamanho, hábitos alimentares o tempo em que viveram.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Teoria da evolução de Darwin e Neodarwinismo (segunda aula 3 bim) COPIAR OU COLAR NO CADERNO, INCLUSIVE FIGURAS

Teoria da Evolução de Darwin
Darwin e Wallace intuíram, de acordo com Malthus, que se os recursos ficam limitados, aqueles indivíduos de uma espécie que tiverem características mais adaptadas ao ambiente conseguiam sobreviver e reproduzir mais. Dessa forma, essas características se propagariam para a geração seguinte, tornando-se progressivamente dominantes. Tal processo ocorrendo por muitas gerações poderia levar diferentes variedades de uma mesma espécie a formar novas espécies. Ou seja, Darwin acreditava que duas ou mais espécies se formariam a partir de uma espécie ancestral, pela ação da seleção natural.

Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução (Teoria aceita hoje pela ciência)

A Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética.
Esta teoria baseia-se em quatro processos básicos para explicar a evolução: mutação, recombinação genética, seleção natural e isolamento reprodutivo.
A Mutação e a Recombinação genética permitem a variação nas características de uma população.
Mutação: Alteração aleatória na sequência do DNA.
Recombinação genética: Diferentes combinações cromossômicas que originam os gametas.
Seleção Natural: Os mais adaptados sobrevivem ao ambiente e deixam descendentes.
Isolamento reprodutivo: A formação de novas espécies (especiação) ocorre quando ocorre o isolamento reprodutivo entre as espécies.


OBS: Espécie são organismos semelhantes que são capazes de cruzar entre si e gerar descendentes férteis.


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Biotecnologia (MATÉRIA TERCEIRO ANO) COPIAR ou IMPRIMIR E COLAR CADERNO, INCLUSIVE A FIGURA


      Biotecnologia
     
      A ampliação das descobertas no campo da biologia molecular propiciou o desenvolvimento da biotecnologia, que, por sua vez, modificou o cotidiano dos seres humanos e os rumos de diversas áreas de conhecimento.
      Apesar do nome diferente, temos contato diariamente com produtos feitos através de alguma técnica de biotecnologia, por exemplo, quando comemos um pãozinho no café da manhã ou um iogurte no lanche da tarde. Esses produtos são produzidos através de técnicas muito antigas de fermentação. Para a fabricação de todos esses alimentos fazemos uso de um fermento biológico, no caso do pão, são utilizadas leveduras de fungos do gênero Sacharomyces sp., que utilizam parte do açúcar da massa em seu processo metabólico liberando gás carbônico, fazendo assim o pão ficar esponjoso, macio e fofo.

      Dessa forma podemos definir biotecnologia como sendo um conjunto de técnicas em que são utilizados seres vivos ou partes deles para a obtenção de produtos, ou processos, que interessem à espécie humana.
      Pensando assim, quando utilizamos a técnicas de melhoramento animal para conseguirmos uma vaca que produza mais leite ou carne, ou ainda, quando fazemos cruzamentos entre espécies vegetais selecionando uma variedade mais produtiva ou mais resistente a uma praga, estamos fazendo uso da biotecnologia através da seleção artificial, ou seja, a reprodução de variedades com características de interesse.


        Tecnologia do DNA recombinante

      A engenharia genética (ou tecnologia do DNA recombinante) permite manipular diretamente o genoma de organismos e construir sequências específicas em laboratório. Esta técnica tem revolucionado a biotecnologia com a produção de organismos geneticamente modificados (OGM). Os OGMs, como as plantas e animais transgênicos, são manipulações genéticas que combinam características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza.

Para realização desta técnica é necessária a quebra do DNA em pontos específicos através de uma enzima de restrição. Os fragmentos de interesse são então ligados, formando um DNA recombinante em um plasmídio (pequenas moléculas circulantes de DNA, encontradas no citoplasma de bactérias e são usados como vetores, ou seja, um tipo de transportador que transfere o material genético de um genoma para outro) e posteriormente introduzidos em bactérias. O gene inserido irá se expressar no organismo modificado e transmitirá suas características para as células-filhas. Essas bactérias se multiplicam com o gene de interesse e depois os plasmídios são inseridos no organismo de interesse.

Matéria primeiro ano (primeira aula 3 bimestre) Evolução PARA COPIAR O TEXTO NO CADERNO E COLAR AS FIGURAS


Evolucionismo X Criacionismo


A ideia de que todos os seres vivos haviam surgido já prontos predominou durante a Idade Média. Segundo esta ideia, chamada de fixismo, todos os seres vivos são imutáveis (não se modificam) e está associada à crença cristã que indica que Deus criou os seres assim como eles são (criacionismo).

A teoria da evolução é a explicação científica para entender a origem da biodiversidade da vida em nosso planeta. Resistiu a incontáveis tentativas de provar o contrário, mas ainda está sendo refinada, modificada à luz de novos conhecimentos e expandida para esclarecer fenômenos de descoberta recente. Para esta teoria as espécies são mutáveis, ou seja, se modificam ao longo do tempo.

Teorias da Evolução


Ideias de Lamarck


As primeiras ideias sobre a mutabilidade das espécies surgiram como especulações filosóficas, sendo proposta pela primeira vez como teoria pelo naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck no século XIX. Lamarck acreditava no conceito de evolução independente que se baseava no conceito de formação de organismos simples a partir da matéria bruta (abiogênese) e que esses organismos sofreriam modificações sucessivas ao longo do tempo (evolução), adquirindo formas cada vez mais complexas.

Suas duas principais teorias são: Lei do uso e desuso e Lei dos caracteres adquiridos. De acordo com a Lei do uso e desuso, cada espécie evoluiria através de características adquiridas pelo uso e pelo desuso, ou seja, se o ambiente exigia que um organismo usasse excessivamente um órgão, ele se desenvolveria, se não usasse ele atrofiava e essas características eram transmitida para os descendentes (Lei dos caracteres adquiridos).