Evolucionismo X Criacionismo
A ideia de que todos os seres vivos haviam surgido já prontos predominou durante a Idade Média. Segundo esta ideia, chamada de fixismo, todos os seres vivos são imutáveis (não se modificam) e está associada à crença cristã que indica que Deus criou os seres assim como eles são (criacionismo).
A teoria da evolução é a explicação científica para entender a origem da biodiversidade da vida em nosso planeta. Resistiu a incontáveis tentativas de provar o contrário, mas ainda está sendo refinada, modificada à luz de novos conhecimentos e expandida para esclarecer fenômenos de descoberta recente. Para esta teoria as espécies são mutáveis, ou seja, se modificam ao longo do tempo.
Teorias da Evolução
Ideias de Lamarck
As primeiras ideias sobre a mutabilidade das espécies surgiram como especulações filosóficas, sendo proposta pela primeira vez como teoria pelo naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck no século XIX. Lamarck acreditava no conceito de evolução independente que se baseava no conceito de formação de organismos simples a partir da matéria bruta (abiogênese) e que esses organismos sofreriam modificações sucessivas ao longo do tempo (evolução), adquirindo formas cada vez mais complexas.
Suas duas principais teorias são: Lei do uso e desuso e Lei dos caracteres adquiridos. De acordo com a Lei do uso e desuso, cada espécie evoluiria através de características adquiridas pelo uso e pelo desuso, ou seja, se o ambiente exigia que um organismo usasse excessivamente um órgão, ele se desenvolveria, se não usasse ele atrofiava e essas características eram transmitida para os descendentes (Lei dos caracteres adquiridos).


Nenhum comentário:
Postar um comentário